Tudo o que precisa de saber sobre Dentes do Siso

25 nov. 2024

Tudo o que precisa de saber sobre Dentes do Siso

Os dentes do siso, também conhecidos como dentes do juízo, geralmente nascem entre os 16 e os 20 anos de idade. Descubra tudo o que precisa de saber sobre estes dentes.

Os dentes do siso são os últimos molares em posição de cada lado da maxila e mandíbula. Normalmente, as pessoas têm os quatro sisos, mas não é incomum se tiverem 2, 3 ou até nenhum.

No entanto, os pacientes que os possuem, podem observar sintomas que precedem o seu nascimento, como por exemplo, dor e inflamação, podendo vir acompanhado de inchaço e limitação da abertura da boca.

Por isso, se sentir algum desses sinais, deve marcar uma consulta no dentista para o médico poder avaliar o que se passa.​

É preciso tirar os dentes do siso?

A resposta é: Depende!

Estes são os principais motivos que podem indicar necessidade de extração dos sisos:

  • Dificuldade de higienização: Por serem os últimos dentes, pode ser ser mais difícil passar o fio dentário e escovar. Como resultado existe um acúmulo de placa bacteriana que pode resultar em cárie, inflamação gengival, e dor.
  • Problemas na erupção, ou seja, mau posicionamento do dente na arcada dentária. Esta descoberta consegue-se pelas radiografias, daí a importância das visitas ao dentista.
  • Questões ortodônticas: Por vezes, é necessário criar espaços para os tratamentos com aparelhos ortodônticos.​

O que fazer depois da cirurgia?

Fez uma cirurgia para extrair os dentes do siso, e agora?

  • O oelo é o seu melhor amigo! Faça compressas de gelo na parte externa da boca de hora a hora, por 15 minutos. Pode também comer gelados.
  • Recomenda-se uma dieta pastosa/líquida e evitar comida quente durante as primeiras 48h.
  • Não bochechar vigorosamente para não soltar o coágulo formado e prejudicar a cicatrização.
  • Evitar baixar muito a cabeça, fazer exercício físico e apanhar banhos de sol.
  • Não fumar.
  • Cumprir à risca a prescrição de medicamentos recomendada pelo médico dentista​.

Não sei se tenho os sisos, o que devo fazer?

Apenas o seu médico dentista poderá avaliar o estado da sua boca, esclarecer todas as suas dúvidas e avaliar em consulta se deve ou não remover os dentes do siso.

De um modo geral, o conselho é o mesmo de sempre: faça visitas semestrais ao dentista ou sempre que sentir algum desconforto, prevenindo problemas e de modo a manter uma saúde oral perfeita.

Agendar consulta!
Chat
Bem-vindo à ODONTOPREV Clínica Dentária! Podemos ajudar?
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.