Tudo o que deve saber sobre Escovas de Dentes

16 dez 2024

Tudo o que deve saber sobre Escovas de Dentes

Existem inúmeros tipos de escovas de dentes disponíveis no mercado, o que acaba por gerar confusão sobre qual a melhor opção para o seu sorriso.

O melhor é mesmo descomplicar! A melhor escova é a mais simples:

  • Cabeça pequena, que permite alcançar os dentes posteriores;
  • Cerdas macias, para não magoar as gengivas;
  • Haste lisa, para que não haja contaminação de bactérias.

As escovas elétricas chegaram ao mercado para facilitar o hábito da escovagem. São mais indicadas a crianças, de modo a motivá-las a ganhar este hábito diário, e também a pessoas com dificuldades motoras.

As escovas manuais são tão boas quanto as elétricas, pois a eficácia da remoção da placa bacteriana deve-se à técnica de escovagem e não às características da escova.

Além das elétricas e das manuais, ainda existem alguns tipos de escovas de dentes especiais que serão indicadas pelo seu dentista caso haja necessidade, como por exemplo:

  • Escovas ortodônticas: O modelo mais indicado para pacientes que usam aparelho dentário. Isto porque as escovas ortodônticas têm um formato diferente (cerdas em “V”), que permitem uma higienização mais eficiente nestes pacientes.
  • Escovas monotufos/unitufo: São escovas geralmente mais pequenas indicadas para higienização de aparelhos, dentes mal posicionados na boca e sisos. São de uso complementar à escova de dentes e não substituem as escovas tradicionais.

Lembre-se, a sua escova deve ser trocada de 3 em 3 meses, após alguma doença infecciosa ou quando apresenta desgaste significativo das cerdas.

Outra dica passa por dispensar o uso das capas protetoras da escova. Desta forma, deixa-a secar ao ar e minimiza o risco de proliferação bacteriana.

Dúvidas? Fale connosco!
Chat
Bem-vindo à ODONTOPREV Clínica Dentária! Podemos ajudar?
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.