Saúde Oral em Crianças

23 dez. 2024

Saúde Oral em Crianças

Crianças saudáveis possuem dentes saudáveis. No entanto, maus hábitos alimentares e incorreta higienização oral, podem causar problemas na saúde oral das crianças.

Segundo a Ordem dos Médicos Dentistas, a cárie dentária afeta 90% da população portuguesa. Devido aos maus hábitos alimentares e pela incorreta higienização oral, dentro deste número, estão incluídas as crianças.

Para garantir um sorriso perfeito livre de cáries, ensine as suas crianças a:

  • Lavar bem os dentes. Escovar muito bem, utilizando pastas com flúor, para que os dentes fiquem protegidos das cáries.
  • Usar fio/fita dentário diariamente.
  • Evitar alimentos açucarados.
  • Após o consumo de alimentos ou bebidas açucaradas, lavar os dentes assim que possível, tendo especial atenção antes de dormir.
  • Aumentar a ingestão de alimentos que protegem e ajudam a limpar os dentes de forma natural e saudável, como por exemplo maçãs, cenouras, pêras, entre outros.
  • Visitar o médico dentista com regularidade. Idealmente, faça uma visita a cada 6 meses.
  • Seguir os conselhos do seu médico dentista para manter um sorriso saudável. 

Cuidados a ter consoante a idade​

  • Até aos 3 anos:

A primeira consulta deve ser realizada quando os primeiros dentes de leite erupcionam ou, no máximo, até à criança completar o primeiro ano de vida, de modo a estabelecer um programa preventivo de saúde oral e interceptar hábitos que possam ser prejudiciais.

Em média, a erupção da primeira dentição tem início entre os 6 e os 8 meses de idade. Entre os 2 anos e meio e os 3 anos de idade, a criança tem os 20 dentes presentes na cavidade oral.

O hábito da higienização oral deve ser iniciado logo que nasça o primeiro dente. Nesta etapa, os cuidadores da criança devem utilizar uma dedeira, compressa/gaze humedecida 2 vezes ao dia sendo uma obrigatória antes de deitar.

  • Entre os 3 e os 6 anos:

A partir dos 3 anos, a responsabilidade é progressivamente passada à criança devidamente supervisionada e auxiliada pelos pais.

Nesta fase, o dentífrico infantil contendo flúor (1000 – 1500 ppms) deve ser introduzido na rotina correspondendo ao tamanho da unha do dedo mindinho da criança. A limpeza deve ser realizada pelo menos 2 vezes ao dia sendo uma das vezes obrigatória antes de deitar.

  • > 6 anos:

A troca entre os dentes de leite pelos definitivos inicia-se aos 5-6anos.

Nesta fase, a escovagem é realizada pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada caso não possua destreza manual suficiente.

Recomenda-se a utilização de uma escova macia e a escovagem deve ser feita pelo menos 2 vezes por dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar). A quantidade de dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm) deverá ser do tamanho de uma ervilha ou até 1 cm de dentífrico.

A utilização do fio/ fita dentária completa a higienização dos espaços entre os dentes e deve ser iniciada logo que possível. Entre os 8 e os 10 anos,  acredita-se que a criança começa a ter a destreza manual e autonomia necessárias para este hábito.

Bons hábitos começam desde pequenino! Na ODONTOPREV Clínica Dentária, dispomos de consultas dedicadas aos tratamentos infantis aos nossos “mini pacientes”.

Agendar consulta!
Chat
Bem-vindo à ODONTOPREV Clínica Dentária! Podemos ajudar?
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.