Os dentes do seu filho nasceram amarelos?

15 mai. 2024

Os dentes do seu filho nasceram amarelos?

Os primeiros dentes permanentes do seu filho nasceram e são notavelmente amarelos. Embora possa ser motivo de apreensão, é importante entender que o amarelamento dos dentes nas crianças é algo comum e geralmente não é motivo para pânico.

É natural que os dentes definitivos surjam com uma aparência mais amarelada em relação aos dentes de leite. Isto pode ser explicado pela diferença entre a espessura do esmalte.

Os dentes permanentes, ou definitivos, têm uma camada de esmalte mais fina do que os dentes de leite, o que pode permitir que a cor natural da dentina, que é naturalmente amarelada, seja mais visível. Com o tempo, e à medida que o esmalte amadurece, a cor natural dos dentes pode tornar-se mais clara.

No entanto, podem existir diferentes razões pelas quais os dentes do seu filho têm um aspeto amarelado. Continue a ler para descobrir o porquê e o que pode fazer nesta situação.

​Porque é que os dentes das crianças podem nascer amarelos?

  1. Esmalte em Desenvolvimento: Os dentes permanentes das crianças podem aparecer amarelos porque o esmalte, a camada externa dos dentes, ainda está em desenvolvimento. À medida que o esmalte amadurece, a cor natural dos dentes pode tornar-se mais clara.
  2. Hábitos Alimentares: A dieta desempenha um papel importante na cor dos dentes. Alimentos e bebidas com corantes, como refrigerantes, sumos de frutas e alimentos ricos em pigmentos, podem manchar os dentes das crianças, tornando-os mais amarelos.
  3. Higiene Oral Insuficiente: A falta de uma higiene bucal adequada pode contribuir para o amarelamento dos dentes. Crianças pequenas podem não escovar os dentes de forma tão eficaz quanto os adultos, o que pode levar a um acumular de placa e manchas.

​O que é que os pais podem?

  1. Estabelecer uma Rotina de Higiene Oral: Inicie uma rotina de escovagem e uso do fio dentário desde cedo. Ensine às suas crianças a importância de escovar os dentes após as refeições e antes de ir dormir.
  2. Promova uma Dieta Saudável: Limite o consumo de alimentos e bebidas açucaradas ou muito pigmentadas. Incentive o consumo de água e lanches saudáveis.
  3. Consulte um Dentista: Leve seu filho ao dentista regularmente, a partir do momento em que o primeiro dente nascer. O dentista pode avaliar a saúde bucal da criança e oferecer orientações específicas. Saiba mais sobre os tratamentos infantis.

Em suma, dentes com uma cor mais amarelada em crianças é uma preocupação comum, mas geralmente não é motivo para alarme. Com uma boa higiene bucal, uma dieta equilibrada e visitas regulares ao dentista, a cor natural dos dentes das crianças pode clarear com o tempo.

O grau de “amarelo” dos dentes também pode ser influenciado por fatores individuais e hábitos de higiene oral. Portanto, as consultas ao dentista são fundamentais para perceber a causa e poder tratá-la.

O mais importante é ensinar e incentivar as suas crianças a manter uma rotina de hábitos saudáveis e cuidados bucais desde cedo para garantir um sorriso bonito e saudável à medida que crescem!

Agendar consulta!

Chat
Bem-vindo à ODONTOPREV Clínica Dentária! Podemos ajudar?
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.