Queixas de dor na face e mandíbula têm sido recorrentes em consultórios médicos e dentários. A causa pode ser o Bruxismo, que tem atingido mais pessoas desde o início da pandemia da Covid-19.O stresse e a ansiedade experimentados pela população em geral durante o primeiro confinamento podem ser a causa do bruxismo, condição caracterizada pelo cerramento da mandíbula durante o dia e o ranger de dentes à noite. Dados relatam que são as mulheres que sofreram mais com esses sintomas em relação aos homens, e que as pessoas entre os 35 e 55 anos sofreram mais. Dentro das justificações está a angústia vivida pelas pessoas, que ficaram confinadas em casa a trabalhar, sob condições difíceis e com crianças pequenas, enquanto também se preocupavam com os seus pais idosos, enfrentando problemas financeiros. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 30% da população mundial sofre de bruxismo, valor que tem vindo a aumentar com a situação pandémica vivida. Ainda que o bruxismo não seja um transtorno perigoso, pode causar lesões dentárias permanentes. Entre as consequências do bruxismo estão:
Alguns conselhos para prevenir o bruxismoOs tratamentos servem para reduzir a dor (se ela existir), prevenir o dano dental permanente e diminuir a fricção dental, por isso recomendamos:
Por fim, para proteger os dentes de maneira permanente, recomenda-se o uso de goteiras de relaxamento. Obter mais informações |